Ajustes de Cavaletes
Hoje contamos com algumas fabricas seculares que produzem nossos cavaletes, são elas a Aubert, Josef Teller, Despiau e Milo Stamm.
O cuidado com a madeira desde o corte da árvore até o armazenamento e secagem, e por fim as seleções minuciosas de cada categoria de cavalete vão determinar a serie de cada peça.
Recebemos os cavaletes em tamanho padrão, e por isso necessitam serem ajustados.
O ajuste de cavalete é feito especificamente para aquele instrumento, uma vez que cada instrumento possui medidas especificas. Não existem dois instrumentos iguais, por isso nunca haverá dois ajustes iguais.
Analisamos o instrumento, e no ajuste buscamos regular e equilibrar o timbre e projeção por intermédio dos cortes e chanfros feitos no cavalete (e posição de alma).
Entre o cavalete bruto e ajustado são inúmeros cortes e chanfros precisos, tudo feito à mão.
Passo 1
Cavalete bruto tal como recebemos das tradicionais fabricas. Antes de iniciarmos o processo de ajuste selecionamos a peça mais adequada para aquele instrumento. Utilizaremos o cavalete que trará as características timbristicas desejadas pelo musico, por exemplo, som escuro, som claro, entre inúmeras características que o cavalete nos permite ajustar.
Ao finalizarmos o ajuste carimbamos a fogo nossos cavaletes, atestando a qualidade do ajuste feito.